quarta-feira, 18 de março de 2009



É com muita honra e alegria que concluo este curso de Produtor Cultural Comunitário, pois através dessa oportunidade pude entender os procedimentos e tomar gosto pela elaboração de projetos culturais. Além da proposta que escrevi durante o curso, que é um "Projeto de Educação Infantil Através da Arte" a ser executado na Casa Brasil, e que está no aguardo de financiamento, tenho exercitado a escrita de novas propostas na área de inclusão digital. Creio, também, que cada colega do curso tenha absorvido muitas coisas importantes, e encaminhado bem as suas propostas.

Este curso foi o primeiro contato e experiência que tive sobre produção cultural. Há muito o que aprender ainda, e principalmente o que colocar em prática. A expectativa agora é a segunda etapa do curso, tendo a possibilidade de colocar a mão na massa através da Incubadora de Produção Cultural.

Agradeço à Casa Brasil pelo intermédio ao curso e aos colegas pelas colaboraçẽos, à alguns amigos também que deram apoio, ao Instituto Trocando Idéia e Fabiana Menini (pela idéia de realizar o curso) e à Fundação Luterana de Diaconia.

Um grande abraço à todos!!

Rodrigo R. Apolinário

Coord. Estúdio Multimídia e Ponto de Cultura

Casa Brasil Porto Alegre

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ariane Cavalheiro da Silva



Bom esse curso não era para eu fazer pois era para uma de nossas colegas "MARIAS" como ela estuda pela manhã acabou sobrando para mim né infelizmnete ela não esta nessa fotos, mas como eu ia contando fui fazer o curso nem imaginava o que é ser produtora nem o que ia fazer fui por curiosidade normal, mas acabei gostando disso pois vi que tinha pessoas da minha faixa etaria de idade amei conheci pessoas fiz amigos aprendi a fazer projetos to de vento e poupa escrevendo graças a fabiana que me ajudou a cada momneto do meu projeto e agora eu acho que consegui financiamento pra ele, bom ja to com muitas saudades de todos até da quele que não se formaram mas fazer o que fui até o fim e agora como diz o nosso querido Tiago"Geertz"eu sou uma PCC(Produtora Cultural Comunitária). Aqueles que se sentiram enciumado pelo que eu disso sintan-se todos abraçados e beijados pq você tbm consequiram. Pessoas como essas me saudaram pela minha trajetória me para benizaram e eu estou muito feliz por tudo e todos .

Tiago Marques"O Geertz"



O Instituto Tr.I proporcionou uma oportunidade única na vida de alguns gaúchos.Sim, jovens cidadãos que sentiam-se impelidos a atuar de forma ativa e protagonista na suas realidades e comunidades. O despertar de uma consciência social, que agora devidamente instrumentada através da teoria, aplicada de forma descomplicada nas vidas dos "Produtores Culturais Comunitários", surge como fomento a desvendar preconceitos e obstáculos seculares. Uma varredura, por até então obscuros corredores, das leis de incentivo, apresentação de projetos culturais e principalmente a forma de comunicar a idéia viva na mente, foram algumas das relevantes vitórias intelectuais que o curso perpetuou a todos os participantes.
Uma turma tão heterogênea em sua formação e histórias de vida (foto grupo), que conseguiu trabalhar unida, em ritmo cooperativo e horizontal. O belo marco simbólico, podemos afirmar rito de passagem, que foi a formatura escreveu mais um capítulo nas vidas de todos envolvidos no projeto (ft 3 standup).
Construímos em grupo, que somos únicos, mas não absolutos. Que podemos rir e brincar a todo momento, mas que nossa ética e objetivos são elementos definitivos de nossa constituição, e devem ser dominados e defendidos, enquanto "Multiplicadores Culturais" .